Daal de Grão de Bico com Legumes

Hoje quero mostrar um dos pratos que mais faço aqui em casa, o Daal, que é uma comida muito consumida na Índia, esse prato está para o indiano como o feijão está para o brasileiro. Existem muitas receitas de Daal, assim como existem muitas receitas de feijão. Na verdade o Daal é feito com grãos também, desde a ervilha até o feijão preto. Os mais populares são os de lentinha e grão de bico. Eu gosto mais do de grão de bico, e foi esse que fiz dessa vez.

A maioria das receitas de Daal não utilizam legumes, é apenas o grão com temperos, como o nosso feijão, mas eu sou apaixonada pelo Daal com Legumes, então sempre utilizo-os e depois dou uma processada para que fique como um creme. Além de mais nutritivo, fica delicioso!

_DSC0023ok

Ingredientes:

3 xícaras de grão de bico hidratado (deixá-lo aproxidamente 10 horas de molho na água);
1/2 cenoura;
3 ramos de couve-flor;
2 mandioquinhas;
2 pimentas (quem gosta de ardido coloca a dedo de moça e quem gosta sem ardido usa a pimenta de cheiro);
1/2 cebola;
1 tomate pequeno;
2 dentes de alho;
1 colher sobremesa rasa de curry;
1 colher sobremesa rasa de açafrão;
1 colher sobremesa rasa de gengibre em pó;
1 colher sobremesa rasa de coentro em pó;
sal à gosto;
coentro fresco.

 

Modo de Fazer:

Bata no processador a cebola, o tomate, a pimenta e um pouco de coentro fresco até formar uma pasta. Em uma panela de pressão, doure o alho em um pouco de óleo e acrescente a pasta de temperos. Deixe apurar e acrescente o curry, o açafrão, o gengibre em pó, o coentro em pó e o sal. Acrescente os legumes e o grão de bico. Cubra com água, e deixe na pressão por aproximadamente 30 a 40 minutos, até que o grão de bico esteja bem cozido. Abra a panela e então você tem duas opções, ou amassa tudo até que não fiquem pedaços grandes de legumes ou passa no processador e faz um creme. Acrescente bastante coentro fresco e sirva ainda quente. Combina maravilhosamente bem com arroz!

_DSC0030okO sabor é muito suave, mesmo com todos esses temperos! Fica saborosíssimo e é excelente para dar uma variada no feijão comum. :)

Um beijo e até a próxima! :)

Deixe um comentário